18 de janeiro de 2013

"Porto de Santos, cidade e gente", novo livro da Jacintha Editores

Foi-se o tempo em que a riqueza do nosso país era produzida por métodos simples e em que o carregamento nos portos, como de açúcar ou café, se dava em sacas levadas nos ombros de estivadores até os porões dos navios. A complexidade do sistema produtivo contemporâneo foi acompanhada por sofisticação e agilidade no transporte daquilo negociado em escala global. E um dos rebatimentos mais importantes desse avanço é a necessidade de qualificação da força de trabalho envolvida nos diversos níveis do serviço portuário.
     Com movimentação que representa 25% da balança comercial brasileira, o Porto de Santos, em São Paulo, tem requerido de modo crescente colaboradores capacitados segundo as exigências do atual nível das transações internacionais. Reforçando ainda mais tal demanda, agrega-se positivamente ao cenário no qual o Brasil se vê projetado o advento do pré-sal, na área oceânica adjacente ao litoral paulista. Com isso, o complexo da Baixada Santista tem se expandido em ritmo acelerado e, na mesma proporção, elevam-se as oportunidades para quantos estiverem mais bem preparados a ocupar espaço em suas vagas funcionais.
     Porto de Santos, cidade e gente – perspectivas para as novas gerações foi publicado tendo por base justamente essa percepção. Buscando orientar a geração que começa a se preocupar com o mercado de trabalho, o livro esmiúça o impacto das atividades portuárias em Santos e no seu entorno. E, para oferecer indicações claras ao preparo profissional do estudante em sua inserção nos negócios gerados pelo porto, inicialmente revisita as raízes históricas locais, ancoradas que estão na própria formação do Brasil.

Laços históricos e momento portuário – A região em que se encontra o porto destaca-se como um dos marcos do povoamento do nosso território e a trajetória de crescimento do complexo da área metropolitana santista revela as atividades ali geradas como importante propulsor do desenvolvimento econômico nacional. Desvelar o caráter histórico do Porto de Santos é ainda constatar os aspectos extremamente promissores que, no presente, recaem sobre ele.
     Para esse jovem em processo de formação, o futuro profissional pode perfeitamente se dar na Baixada Santista. Porto de Santos, cidade e gente apresenta razões de sobra para tanto, em função de tudo aquilo que a região representa e possui, em termos históricos e, mais exatamente, em suas projeções econômicas. As atividades de operação e armazenagem portuárias, de logística integrada e de comércio exterior mais que nunca devem ser propulsoras de riqueza e de progresso. Cabe estar ligado nesse indicativo.
     Este livro, gerado por iniciativa dos terminais portuários Tecondi/Termares e incentivado pelo MinC via Lei Rouanet, deseja contribuir nessa direção. Sua abordagem é conduzida pela ideia de que fortalecer os laços com o passado e compreender o momento portuário, em especial na Baixada Santista dos dias de hoje, certamente é estreitar uma identidade local que, antes de tudo, tem como resultar em autoestima e otimismo.
     Idealizado inicialmente pela empresária Agnes Barbeito, ele será distribuído gratuitamente à estrutura de ensino público da área metropolitana santista por intermédio da Secretaria de Cultura de Santos. Que Porto de Santos, cidade e gente possa, assim, ajudar a revitalizar uma nova ordem porto-cidade do futuro. Futuro esse que já se faz definitivamente presente e no qual esses jovens a quem o livro se destina certamente desejarão estar inseridos.

Porto de Santos, cidade e gente – perspectivas para as novas gerações, Heitor Amílcar; São Paulo: Jacintha, 2012; 80p.; ISBN 978-85-60677-17-7; apres.: Luis Opice; proj. gráfico: Oficina de Ideias; iniciativa: Tecondi/Termares; apoio: MinC/Lei Rouanet.

Um comentário:

  1. Hola Heitor, gostei muito do seu Blog, desculpe meu portuñol. Felicitaciones y un gran saludo de Oz desde:
    http://leyendas-de-oriente.blogspot.com/

    ResponderExcluir