23 de janeiro de 2010

Curiosidade “radiofônica”

Embora o físico italiano Guglielmo Marconi tenha entrado para a história com o título de “o pai do rádio”, parece que a realidade não foi exatamente essa. Há quem jure de pé junto que, de fato, o inventor do rádio foi um padre brasileiro, cientista e inventor de protótipos de TV, aparelhos de telefone e telégrafo sem fio.

Uma notícia publicada em 16 de julho de 1899 pelo jornal O Estado de S. Paulo demonstra que a primeira transmissão pública da voz humana por ondas eletromagnéticas ocorreu naquela data, antes de Marconi, pelo tal padre, chamado Roberto Landell de Moura. Poucos meses depois, uma segunda demonstração pública do invento de Landell realizada na avenida Paulista e no Morro de Santana, em São Paulo, foi registrada pelo Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro.

Patenteado em março de 1901, a invenção foi reconhecida inclusive pela imprensa estrangeira, tanto que, em 12 de outubro de 1902, uma reportagem do New York Herald trouxe essa e outras experiências de Landell na época. Já o Brasil não se interessou nem pelo criador nem pela criatura, restando ao padre procurar novas oportunidades nos Estados Unidos, onde morou três anos, e conseguiu patentear, em 1904, mais três aparelhos de comunicação.

Passados exatos 150 anos do nascimento do padre Landell, pesquisadores e jornalistas movimentam-se, através de abaixo-assinado (ver http://www.mlm.landelldemoura.qsl.br/
abaixo_assinado.html), para que as autoridades brasileiras reconheçam o cientista como o criador do rádio e o pai das telecomunicações.


Um comentário: