Quem é ligado no mercado editorial certamente está sempre lincado ao site do PublishNews. Nele, entre notícias, anúncios e matérias que retratam e analisam regularmente esse universo profissional, destaco a coluna do consultor novaiorquino Mike Shatzkin. Para os interessados nos rumos da área editorial diante dos desafios e oportunidades conferidos pela atual realidade digital, acompanhar as análises desse camarada com mais de 40 anos de experiência nesse segmento industrial faz-se obrigatório.
Shatzkin é fundador e diretor-presidente da consultoria editorial The Idea Logical Co., com sede em Nova York, de onde acompanha as tendências desse mercado e, anualmente, coordena a conferência Digital Book World, sobre o futuro digital do livro. O texto que assina na coluna é publicado originalmente em seu blog The Shatzkin Files (www.idealog.com/blog). Naturalmente ele pauta sua análise sobretudo pelo mercado americano, e ainda um pouco o europeu. Mas trata-se justamente dos rumos que tal segmento editorial terá em todo o planeta.
Em seu mais atual artigo, “DRM pode não evitar a pirataria, mas pode proteger as vendas”, Shatzkin aborda essa tecnologia que permite às editoras ou livrarias restringirem o uso, a leitura e as cópias dos arquivos digitais, aspecto central na comercialização do livro digital em formato ePub, e que muito ainda tem de embate e indefinições. O autor pede que não se junte as duas coisas na mesma discussão. E chega a afirmar que o fato de que pirataria e DRM seremparte da mesma discussão "é tão controverso quanto o fato de que a pirataria é uma ameaça às editoras e de que o DRM deve ser empregado em tudo”. Certamente uma discussão que está longe de se esgotar.
foto: PublisNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário