12 de novembro de 2012

A trajetória do empresário Carlos Roberto

De origem familiar muito simples e com formação técnica em mecânica industrial, o empresário Carlos Roberto é o idealizador da CRW, empresa hoje no patamar de multinacional brasileira no segmento de transformação de termoplástico. Além das unidades em Guarulhos (SP), Joinville (SC) e Varginha (MG, foto), a CRW tem plantas em Spisska Nova Vês (Eslováquia), Charleston e Detroit (estas nos EUA). Simples assim? Certamente, não.
     Além de ter conhecido a bancarrota com o Plano Collor, esse self-made man da indústria brasileira se fez num segmento pra lá de competivo: a indústria de injeção de plásticos. Sua produção é voltada às áreas automobilística, eletroeletrônica, de refrigeração e mecânica, exigindo internacionalmente um nível técnico de ferramentaria muito elevado. A concorrência é de cachorro bem graúdo.
     Entre outros diferenciais, Carlos Roberto alia como poucos sua experiência do chão de fábrica à visão dos grandes negócios, em que, no caso da CRW, é determinante o domínio da produção de um elemento-chave sofisticado, o molde, no qual é feita a injeção do termoplástico. Trata-se do “estado da arte”, como define o empresário. Pesando até 10 toneladas e com custo individual que pode bater nos 700 mil dólares, o molde não é apenas a etapa inicial, mas aquela com maior exigência de controle tecnológico de todo o sistema.
     Paixão, Coragem e Ousadia, a mais nova publicação da Jacintha Editores, relata como Carlos Roberto alcançou tal patamar industrial em sua trajetória de operário até a participação nos negócios internacionais, a concepção genuína das plantas de suas empresas e a relação que construiu com os colaboradores da CRW. Para além disso, o livro apresenta o homem constituidor da figura do empresário, os conceitos que norteiam sua vida e que estabelecem o olhar todo particular sobre oportunidade, sorte e o emprego do simples na solução de questões complexas, inclusive na política, em que tem militado.

Comentário
“O mercado da transformação de termoplástico por injeção é altamente competitivo, particularmente na Europa e nos EUA. Carlos Roberto teve coragem de se instalar por lá, em Spisska Nova Vês, na Eslováquia, e em Detroit, cidade americana considerada o berço da indústria automobilística. As soluções exigidas nesse nível de negócio são extremamente complexas. É preciso alguém que alavanque tudo isso e que diga: ‘vai dar certo!’. Para tanto é indispensável ter um perfil de liderança todo especial. O que Carlos Roberto fez à frente da CRW é de se tirar o chapéu. Eu o definiria como um empresário nato!”
          RAINNER F. OELLERS
          Consultor industrial e diretor executivo da Dr. Schneider do Brasil

Paixão, Coragem e Ousadia na trajetória do empresário e político Carlos Roberto. 87p., 21 cm; ISBN 978-85-60677-16-0; São Paulo: Jacintha Editores, 2012; proj. e prod. gráfica: Act Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário