26 de março de 2013

A secular arte do ex libris

Uma verdadeira ‘arte em miniatura’, mas que, apesar de sua beleza e longa história vinculada ao prazer dos livros, lamentavelmente tem andado um tanto esquecida. Trata-se do ex libris – estranheza, para muitos, já mesmo na própria expressão latina. Significa literalmente dos livros, a indicar ‘livros de’, ‘pertencentes a’. Esse tipo de etiqueta, gravada ou impressa e aplicada ao verso da capa de cada encadernação, confere a cada livro o título de propriedade, seja ele um indivíduo ou uma instituição, como uma biblioteca.
     Mais que isso. Pela beleza de sua decoração e requintes gráficos, para além de nomear o dono do livro, essa gravura muito mais nos diz do proprietário mesmo, do seu olhar sobre os livros e do amor à leitura proporcionada por eles. É com esse espírito que a artista plástica argentina Julieta Warman oferece mais um curso em São Paulo para gravadores e iniciantes.
     A Oficina de Iniciação à Arte do Ex Libris traz como proposta uma aproximação dessa arte secular, introduzindo-nos no universo do ex libris, desde sua história até sua confecção, através da técnica da gravura em relevo. Ao fim da programação, cada participante irá produzir uma gravura personalizada em relevo.

Oficina de Iniciação à Arte do Ex Libris
Quando: 11 e 12 de abril (duas turmas)
Duração: 4 horas (cada turma)
Onde: Studio Cultural Cristina Bottallo. Rua João de Sousa Dias, 429 – Campo Belo/São Paulo
Valor: R$ 100,00
Inscrições: (11) 5049-1322 ou cristina.bottallo@gmail.com
Materiais: papel para impressão com pelo menos 120gr, papel para esboço, lápis, borracha, ferramentas de gravura, como buril e goivas (opcional).
Execução: Julieta Warman – jvwarman@yahoo.com.ar – www.julietawarman.com.arhttp://julietawarman.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário