6 de maio de 2013

Novo DSM-5 em discussão

A nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), produzido pela American Psychiatric Association será objeto de debate no encontro “Psicanálide, Psiquiatria e o DSM-5”, dia 25 de maio, em Piracicaba/SP.
     Trata-se da discussão do manual para profissionais da área da saúde mental, no qual a associação americana de psiquiatria lista diferentes categorias de transtornos mentais e critérios para diagnosticá-los. Ao redor do mundo, clínicos e pesquisadores, assim como companhias de seguro e indústria farmacêutica, o seguem, mas também o questionam.
     O evento sobre o lançamento mundial do DSM-5 ocorrerá no auditório do Arco Hotel Premium (Av. Saldanha Marinho, 1.525, Bairro dos Alemães, Piracicaba), a partir das 9h, e terá inscrições apenas pelo site do evento (valor: 70 reais) até o próximo dia 20.

PROGRAMA DO ENCONTRO

Mesa 1 : Política, Mídia e o DSM-5
Apresentação: Ricardo Pacheco e Paula Benetton de Souza Cecchi
Mediação: Luiz Américo Valadão Queiróz

Mesa 2 : Elisão do sujeito e o DSM-5 na clínica
Apresentação: Marcio Mariguela e Marta Togni Ferreira
Mediação: Vitor Meira Monteiro

Obs.: o psicanalista Marcio Mariguela indica o site www.stop-dsm.org como local com notícias de um movimento internacional que interroga, seriamente, a hegemonia do DSM como instrumento diagnóstico.

Apoio: Escola de Psicanálise de CampinasResidência Médica de Psiquiatria do Serviço de Saúde Dr. Candido Ferreira - Campinas; e Opportunità!

Um comentário:

  1. Grato Heitor pelo apoio na divulgação
    a propósito, veja o site www.stop-dsm.org
    onde podemos encontrar noticias de um movimento internacional que interroga, seriamente, a hegemonia do DSM como instrumento diagnóstico.

    grande abraço,

    Marcio

    ResponderExcluir