5 de setembro de 2016

“A Dança dos Beija-Flores” é disponibilizado gratuitamente

“A ela (esclerose lateral amiotrófica) chegou sorrateiramente em minha vida, em meados do segundo semestre de 2003. Nos três anos posteriores, sua ação foi devastadora: tirou-me a fala, imobilizou minhas pernas e braços, comprometeu músculos responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração. Com a ausência da conexão neuromuscular, meu corpo perdeu tônus, leveza e sustentação, passando a pesar literalmente o peso físico.”
É com essa fluidez de linguagem e lucidez nas emoções, arrebatando o leitor a cada parágrafo, que a doutora em psicologia social Lucília Augusta Reboredo registrou o seu percurso de adoecimento em um livro extremamente corajoso. Publicado em setembro de 2010, A Dança dos Beija-Flores no Camarão Amarelo é um verdadeiro tributo à vida, no relato do seu usufruto mesmo em condições-limite.
Apesar dessas qualidades, ou justamente por isso, a edição do livro estava esgotada, impossibilitando o acesso à publicação por um número contínuo de pessoas. Mariá Aparecida Pelissari, a Peli, companheira da Lucília e detentora dos diretos sobre a obra, decidiu então disponibilizar gratuitamente o livro em versão eletrônica. Certamente um gesto expressivo da generosidade que marcou a vida da própria Lucília.

Sobre a autora

Lucília Augusta Reboredo graduou-se em psicologia (Universidade de Mogi das Cruzes) e tornou-se professora, mestre e doutora em psicologia social pela puc-sp. Foi convidada, em 1982, para implantar a área de estágio em psicologia social na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Até 2003, trabalhou na instituição como professora, tendo ocupado também a assessoria de Extensão da Vice-Reitoria Acadêmica.
A patologia desenvolvida por Lucília a afastou abrupta e definitivamente da carreira docente. A ela, doença neurológica caracterizada pela paralisia progressiva de todos os comandos motores, na época era razoavelmente desconhecida e de difícil diagnóstico. A doença roubou progressivamente os movimentos do seu corpo, mas, como a própria Lucília registra, “preservou todas as sensações e a lucidez para poder sentir o peso e a crueldade do aprisionamento no próprio corpo”.
Foi para falar sobre paradoxos como esse, sentidos na concretude do físico e no rumo que ganhou a sua existência, que Lucília publicou suas reflexões, agora compartilhadas com todos por meio de acesso eletrônico.
Em decorrência de complicações da doença, Lucília faleceu em 8 de dezembro de 2012.

A Dança dos Beija-Flores no Camarão Amarelo. Lucília Augusta Reboredo. Apres.: Ely Eser Barreto César. Projeto gráfico e capa: Juliana Mesquita. ISBN 978-85-60677-10-8; 124p. Jacintha Editores, 2010.

Clique aqui para baixar o pdf de A Dança dos Beija-Flores no Camarão Amarelo.


Disponibilização eletrônica realizada pelo time da Elmefaria Comunicação e Design, a quem muito agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário