7 de fevereiro de 2011

Google Art Project

Um novo site foi posto à disposição do público em 1.o/fev.: o Google Art Project. Fruto da colaboração entre o Google e 17 museus e galerias internacionais, a ferramenta permite que o interior desses espaços culturais seja agora visitado em excursões virtuais, utilizando a mesma tecnologia do Google Street View.

Por esse meio, os visitantes podem analisar as obras de arte de perto e criar suas próprias coleções pessoais para compartilhar com amigos ou visitá-las em outros momentos. Assim, mais de mil obras espalhadas pelo planeta têm como ser apreciadas com boa qualidade de imagem e condições de interação, em percursos virtuais de 360 graus pelas galerias desses museus.

MoMA (Nova York), Smithsonian (Washington), Hermitage (St. Petersburgo), Palácio de Versalhes (próximo a Paris), Rijksmuseum e Van Gogh (Amsterdã), Tate (Londres), Reina Sofía e Thyssen Bornemisza (Madrid), Tretyakov (Moscou) e Uffizi (Florença) estão entre os locais incluídos na programação.

O Google obteve obras com resolução de 7 bilhões de píxels (qualidade de imagem mil vezes superior à das câmaras digitais convencionais), proporcionando uma visão do traço desses trabalhos. Além disso, explicações de especialistas em arte em vídeos do YouTube, de cerca de três minutos cada, acompanham essas imagens. É só viajar e se deliciar, nem passaporte requer.

Imagem: A Ronda Noturna – Rembrandt (Rijksmuseum)


Veja imagens dos bastidores do Street View e a captação em alta resolução para o Art Project.

Um comentário: