Este é um livro destinado a aproximar o nutricionista, o médico e outros profissio- nais de saúde das pessoas com diabetes, para ajudá-las a reconstruir sua relação com o alimento e com o próprio corpo.
Nele, os saberes e sentimentos sobre a doença, expressos por quem a vive e com o auxílio da escuta psicanalítica, são apre- sentados antes dos saberes dos especia- listas. Aos conhecimentos atualizados em diabetes e educação nutricional, acrescem-se os sabores da alimentação saudável, em 115 receitas testadas e calculadas, complementadas com tabelas de apoio ao planejamento alimentar e à contagem de carboi- dratos, instrumentos práticos e eficazes na busca de um melhor contro- le metabólico, prazer e bem-estar para a pessoa com diabetes.
Como bem destaca Maria Cristina Faber Boog no prefácio do livro, há muito a autora deste livro compreendeu que “saberes cindidos, desar- ticulados das situações de vida em que são gerados e nas quais devem ser cuidados, pouco concorrem para a eficácia dos tratamentos”. Assim, a nutricionista e psicanalista Denise Giacomo da Motta parte da postu- ra de que escutar e tratar o indivíduo com diabetes exige uma visão global sobre ele. Postura essa essencial para a eficácia também dos processos educativos, nos quais se deve privilegiar a história, os senti- mentos, crenças, valores, comportamentos e condições de vida dessa pessoa.
Educação Nutricional & Diabetes tipo 2. Compartilhando saberes, sabores e sentimentos
DENISE GIACOMO DA MOTTA
Colaboradores: Patrícia Carreira Nogueira, Adriane Foganholo, Rejane Rodrigues de Campos, Ivan Arbex e Marcela Franciele da Silva Nazatto
DENISE GIACOMO DA MOTTA
Colaboradores: Patrícia Carreira Nogueira, Adriane Foganholo, Rejane Rodrigues de Campos, Ivan Arbex e Marcela Franciele da Silva Nazatto
ISBN 978-85-60677-07-8; [em ed. eletr.]
Prefácio: Maria Cristina Faber Boog
Olá, pessoal da Jacintha!
ResponderExcluirParabéns pelo belo trabalho editorial de vocês e parabéns também pelo belo BLOG que agora se abre!
Estamos lincado vocês no BLOG do nosso programa -
e aproveitamos também para convidá-los a nos fazer uma visita: vamos agendar um bate papo em nossos estúdios?
Grande abraço!
Equipe Educativa nas Letras! -
Rádio Educativa FM de Piracicaba 105,9 Mhz.
Sou pré-diabética e gostaria de saber se alguém conhece um bom livro que fale a respeito disso.
ResponderExcluirSei que o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos ajudam a prevenir, porém não garantem o não aparecimento da doença. Será que este livro da Denise Giacomo fala algo a respeito disso?
Obrigada.
Olá, Flávia!
ResponderExcluirOs cuidados com a alimentação que a pessoa com pré-diabetes necessita são praticamente os mesmos que os recomendados para quem já tem diabetes - dieta equilibrada que promova o controle de peso, moderada em gorduras, rica em fibras. Além disso, atividade física e manejo do estresse. Em alguns casos, tratamento medicamentoso. Mas a mudança de estilo de vida já reduz em 58% o risco de evoluir para o diabetes! A educação alimentar e nutricional que proponho em meu livro também vale para o seu caso, sim.
Obrigada Denise,
ResponderExcluirsei que muita gente é pré-diabética e nem sabe...
Vou ler o seu livro.
Um abraço.
Flávia, são poucas as pessoas, como você, conscientes dessa condição, típica dos nossos dias, em que genética,sedentarismo,alimentação inadequada e problemas emocionais desencadeiam "resistências" orgânicas...O pré-diabetes decorre da resistência à insulina.Por isso o trabalho educativo é tão necessário.O livro estará disponível dentro de um mês, aproximadamente. Acompanhe as notícias aqui no blog!
ResponderExcluirUm abraço.
Renan, diabético e amigo da Óli, agradecendo esta publicação da Jacintha!
ResponderExcluir