Entramos definitivamente na era das bibliotecas digitais. A mais recente dessas coleções de livros e documentos virtuais, que vêm tomando o lugar das antigas enciclopédias na preferência de pesquisa- dores e curiosos, leva, não por acaso, o nome de Biblioteca Digital Mundial (BDM).
Criada pela Biblioteca do Congresso Americano, em parceria com a Unesco e a Federação Internacional das Bibliotecas – envolvendo as bibliotecas nacionais de inúmeros países –, ela está disponível em nada menos que sete línguas: inglês, francês, espanhol, chinês, árabe, russo e português.
O coordenador da BDM, Abdelaziz Abid, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo (28/jul./09, Caderno .Edu, p. 11), conta que, já no dia de sua inauguração, em abril passado, o site teve mais de 7 milhões de acessos. “É um fenômeno global. As pessoas querem informações diferentes, disponíveis de forma ágil”, explica. A Fundação Biblioteca Nacional, do Brasil, colabora com a disponibilização de cerca de 1.500 mapas e 1.200 imagens, entre elas, o acervo de fotos de D. Pedro II.
Vale a pena navegar na página da BMD: http://www.wdl.org/pt/.
Ilustração: OESP, Caderno .Edu
Tratando do assunto de bibliotecas digitais, encontrei uma postagem em um blog com cerca de 80 links de acervos digitais...
ResponderExcluirai para quem se interessar...
http://joamot30.blogspot.com/2007/05/bibliotecas-do-mundo-todo-saiba-onde.html
Parabéns pra vocês da Jachinta:
ResponderExcluirÉ uma beleza este blog...! Agora vai ficar mais fácil conhecer o trabalho de vocês. Passarei sempre por aqui.
Abraço!
Como um dos autores desta casa editorial, recebam meu abraço e o desejo de que os sonhos se efetivem em projetos criativos e criadores de novas possibilidades.
ResponderExcluirParabéns pela aposta.
abraços,
Márcio Mariguela