9 de setembro de 2009

Educação Nutricional no rádio e internet

O Educativa nas Letras (Rádio Educativa FM 105,9 Mhz) acaba de gravar programa com a nutricionista e psicanalista Denise Giacomo da Motta, autora do Educação Nutricional, livro produzido pela Jacintha Editores. Na entrevista a Alexandre Bragion, Carmelina de Toledo Piza e Lucila Calheiros Silvestre, foram tratados vários aspectos desta obra, em particular a importância de se fazer chegar a um público tão amplo aspectos práticos sobre o lidar com o diabetes.

Os números envolvendo tal doença no Brasil por si só dão a devida dimensão. Dados do Censo Brasileiro de Diabetes, do final dos anos 80, indicavam que, entre aqueles na faixa dos 30 aos 69 anos de idade, 7 a 8% tinham diabetes e cerca de 50% deles ignoravam sua condição. Uma década depois, outro estudo, produzido em Ribeirão Preto/SP, mostrou a prevalência de 12,1% de diabetes e de 7,7% de tolerância diminuída à glicose (pré-diabetes) nessa mesma faixa etária. Estimativas recentes apontam para 10,9 milhões o total de portadores de diabetes no Brasil, hoje em dia!

A partir da premência de se lidar com tal realidade, a entrevista versou sobre umas das características deste livro: dar abertura ao sujeito portador de diabetes, em sua escuta, que nele se faz presente. Inclusive participando com algumas das inúmeras receitas que a publicação oferece ao seu leitor. Proposta esta que, como um dos pilares do trabalho de Denise Giacomo, na prática proporciona maior proximidade de nutricionistas, médicos e outros profissionais de saúde com as pessoas atingidas pelo diabetes, de modo a melhor ajudá-las a reconstruir sua relação com o alimento e com o próprio corpo.

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL & DIABETES TIPO 2
Compartilhando Saberes, Sabores e Sentimentos
Denise Giacomo da Motta
Colaboradores: Patrícia Carreira Nogueira, Adriane Foganholo, Rejane R. de Campos, Ivan Arbex e Marcela F. da S. Nazatto
Pref.: Maria Cristina Faber Boog
288p.; ISBN 978-85-60677-07-8; R$ 45,00
Piracicaba: Jacintha Editores, 2009

Atenção para a dica
Pelo site do Educativa nas Letras
você pode ouvir o programa on line de onde quer que esteja: 19/set. (sábado), às 10h, com reprise em 20/set. (domingo), às 21h.
Foto: Jac©Edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário