A Associação Nacional das Livrarias (ANL) divulgou essa semana um crescimento médio de 9,73% nas vendas de livros em 2009 comparado ao do ano anterior, mesmo levando-se em conta o ainda baixo índice de leitura entre os brasileiros e a crise econômica que balançou o país.
Interessante é que os livros infantis apareceram na dianteira das vendas nas livrarias, segundo o levantamento da ANL, que por outro lado, chama a atenção para o fraco desempenho das publicações de autoajuda no ano passado. A Livraria Cultura, com 10 lojas, obteve um dos melhores desempenhos do setor, com um aumento de quase 20% na receita. As quatro unidades da Livraria da Vila cresceram em média 10%. E a Nobel, com 196 unidades, chegou a dezembro de 2009 com aumento de 12% no faturamento.
Por sua vez, a venda de livros porta a porta também elevou a sua participação no mercado editorial em 2009, ocupando hoje a terceira posição entre os maiores canais de venda, atrás das livrarias e distribuidoras e da internet. Segundo a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), mais de 28,8 milhões de exemplares foram vendidos através esse canal. Por isso, em parceria com a Redecard (para permitir a realização de transações com cartão de crédito via celular), a entidade lançará agora em 2010 a campanha nacional “Toc Toc. É o livro”, de modo a valorizar a imagem do vendedor de publicações porta a porta. (Mais informações em: http://www.abdl.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário