29 de abril de 2010

Alexandre Orion e seu imperdível 'Ossário'

A intervenção que recobriu a fachada do prédio do SESC Santos com placas de “vende/aluga” tinha como título “Apropriada”. Lá, mais de 700 placas divulgavam o telefone (13) 3278-9837: por ele, qualquer um podia registrar mensagens de voz, que eram acessadas pelo público num boxe ao lado.

Ela fez parte da exposição “Permanente Transitório: o espaço expandido” (2008), com o propósito de discutir o significado e o valor dos espaços construídos, e é uma das muitas intervenções criadas pelo artista plástico e designer Alexandre Orion. A internet acabou dando sobrevida a ela: está exposta em um site, no qual se pode inclusive ainda ouvir e participar das mensagens de voz [clique aqui].

Para mais uma mostra da competência do paulistano Orion, trave contato com o seu Ossário, com que “grafitou a passagem subterrânea entre a Av. Europa e a Cidade Jardim, em São Paulo, sem nenhuma gota de tinta nem spray, apenas limpando a fuligem das paredes”, como ressaltou o fotógrafo Júlio Cesar Garbelline, em mensagem enviada à Jacintha Editores. E ele garante: “o resultado é bárbaro!”. Na verdade, é o mínimo que se pode dizer.

Se ainda não o conhece, acesse o site de Orion que documenta o Ossário. Atente para o texto do prof. de sociologia José de Souza Martins e para o relato do próprio artista sobre suas noites de produção no túnel (interrupções da polícia, que nada podia fazer, pois, de fato, não é proibido limpar..., e a posterior ação da prefeitura, que, como recurso, resolveu lavar o local – mas apenas o trecho propriamente da intervenção!, deixando o restante do túnel sujamente ‘limpo’...), além do vídeo dirigido por Big Bonsai... Imperdíveis. E, naturalmente, se ligue nos registros fotográficos dessa intervenção maravilhosa.

Foto: Alexandre Orion, Ossario.Net

2 comentários:

  1. Olá Heitor. Que bacana que postou o link do Alexandre. Apreciem sem moderação (rs)Abraço Júlio

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Júlio -- tanto pela informação inicial, que nos levou ao levantamente para produzir este texto, quanto a nova participação com tal comentário!

    ResponderExcluir