Os caminhos exatos que os livros eletrônicos irão percorrer é algo que ainda está por se definir. Mas, sem sombra de dúvida, eles chegaram ao mercado editorial para ficar! Alguns números dão boa indicação disso. A Google eBooks, a livraria na web do Google, criada no final do ano passado, já tem mais de 3 milhões de livros para venda ou download gratuito de 4 mil casas editoriais espalhadas pelo planeta. Ainda em 2010, o faturamento das grandes editoras americanas na comercialização de e-books correspondeu a 9% do lucro total, frente a 3%, em 2009, e 1%, em 2008. Ou seja, crescimento francamente exponencial.
Em resposta a tal tendência, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) está preparando o II Congresso Internacional do Livro Digital para o final de julho deste ano na capital paulista. A primeira edição do evento (mar./10) havia superado todas as expectativas de público, indicando a enorme demanda pelo assunto e suas implicações para o universo editorial. Assim, o congresso internacional deste ano promete trazer impacto muito maior a toda cadeia produtiva do livro brasileira na discussão de temas relativos ao impacto da era digital em nosso mercado, enriquecida pela participação de palestrantes internacionais.
Em formato de palestras e mesas-redondas, o congresso tratará temáticas sobre comportamento do consumidor e sua geração digital, pirataria e direitos autorais, a profusão de downloads gratuitos, desenvolvimento e gestão de produtos, nichos de mercado e marketing para livro digital, e o novo papel de distribuidores, livrarias e editores.
Ou seja, irá despertar muito interesse num segmento editorial que já está trazendo impactos consideráveis ao mercado e que, ao mesmo tempo, ainda tem muito por ser compreendido e mesmo definido. Fique ligado no site da CBL, sobre os encaminhamentos a esse respeito.
foto: divulgação
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