19 de janeiro de 2011

Coleção Aplauso disponibiliza títulos para downloads gratuitos

Biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, além de roteiros de cinema, peças de teatro e material sobre a trajetória de emissoras de TV no Brasil compõem os livros da Coleção Aplauso, lançada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo em 2004. Até aqui, 256 títulos foram produzidos, tendo na coordenação geral o crítico de cinema Rubens Ewald Filho e, como editor assistente, o promotor cultural Cláudio Erlichman.

Detalhe: os títulos podem ser baixados gratuitamente da web em formato PDF, diretamente do site da Coleção Aplauso. Com isso, atingiu-se o fantástico número de 130 mil downloads. O campeão? O livro Quanto vale ou é por quilo?, roteiro do filme de Eduardo Benain: foi baixado cerca de 7.300 vezes. Outros que encabeçam a lista de preferidos do público são O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, A Cartomante, A Hora do Cinema Digital e O Bandido da Luz Vermelha.

O objetivo da coleção é “preservar a memória da cultura nacional e democratizar o acesso ao conhecimento”, reforça Cláudio Erlichman. Vale a pena dar uma passeada pelas páginas eletrônicas da Aplauso, cujos títulos proporcionam verdadeiro tour pela história do cinema, da televisão e do teatro brasileiros e de seus principais protagonistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário