23 de abril de 2010

Cemitério: cultura, história e arte

É para arrepiar os sentidos redacionais criativos e mexer com preconceitos. Concurso de redação e de conto em Piracicaba traz interessantíssima temática: a arte cemiterial – Cemitério: cultura, história e arte . Trata-se de iniciativa da Biblioteca Pública Municipal e Secretaria de Ação Cultural da cidade, com apoio da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC), instituição promotora de estudos e pesquisas sobre o espaço do cemitério como lugar de memória, de produção artística e de patrimônio cultural.

Cada uma das duas categorias do concurso destina-se a público específico. A de Redação, a alunos de 11 a 14 anos do ensino fundamental da rede pública e particular, e, a de Contos, para pessoas acima de 18 anos.

As inscrições estarão abertas de 19 de abril a 4 de junho, com a entrega de trabalhos diretamente na Biblioteca Municipal ou por e-mail. Os membros da comissão julgadora são da área de literatura, história e artes plásticas. Eles premiarão os três melhores trabalhos em cada categoria e os resultados serão divulgados a partir de 5 de julho pelo blog da Biblioteca: http://bibliotecadepiracicaba.wordpress.com/.

É neste endereço eletrônico que se encontra o regulamento completo do concurso. Atente para a bela ilustração do cartaz do evento postado no blog!

A propósito: em julho a ABEC promove, justamente em Piracicaba, o IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Para saber mais, visite: http://www.estudoscemiteriais.com.br/.

7 comentários:

  1. Heitor Amílcar,

    Existe isso mesmo: estudos históricos e culturais sobre cemitérios?!!! Que loucura! Será que posso participar na categoria de contos? Adorei essa temática. E, sinceramente, não sabia que existia uma associação que tratasse desse tipo de patrimõnio histórico e cultural.
    Adorei saber disso. Obrigada por mais essa informação.
    BJS!!!

    Lou

    ResponderExcluir
  2. Teu espanto não é coisa isolada, Lou, mas algo generalizado. E nisso reside um dos aspectos bem bacana do concurso: abalar nosso desconhecimento de que cemitério possa ser espaço de memória, de produção artística e de patrimônio cultural tratado por gente séria (e criativa!). Se procurares, deves encontrar aí em MG grupo dedicado a isso. Quanto a participares do concurso: simplesmente uma ótima ideia! Bj.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esta postagem me lembrou duas reportagens que fiz justamente sobre isso no Cemitério Saudade 1, em Limeira. Uma para o Jornal de Limeira, que devo ter guardada, e outra mais recentemente para a TV Jornal.

    De fato, os cemitérios guardam histórias interessantíssimas e imagens belíssimas. É só deixar o preconceito e o medo de lado.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Rodrigo! Que tal incentivar os alunos de Jor e de PP a submeterem contos a esse concurso? A perspectiva de tratar tal tema por si só já seria uma inesperada novidade... Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, pessoal!

    Sem querer deixar o papo muito mórbido, vale a pena lembrar uma das afirmações do historiador Philippe Ariés, que nos diz que os "cemitérios são mausoléus de cultura." Aliás, quem quiser saber mais sobre o assunto pode dar uma olhada no livro "A História da Morte no Ocidente" - escrito pelo próprio Ariés. O livro trata de toda a indumentária da morte e, por meio dela, analisa a cultura ocidental e sua evolução através do tempo. A ideia básica é pensar a sociedade ocidental observando-se os registros depositados nos cemitérios através dos tempos - tais como lápides, epitáfios, estátuas, câmaras mortuárias e tantos outros símbolos.

    E, nesse sentido, destacando-se o cemitério da Saudade, em Piracicaba, muito pode ser observado lá. Haja vista que, de quebra, encontra-se enterrado nesse cemitério o primeiro presidente civil do Brasil: Prudente de Moraes. Outras tantas e tantas histórias podem também ser citadas (como a origem desse cemitério, sua arquitetura, as questões sociais e religiosas que envolvem sua construção e, como não poderia deixar de ser, os mitos e estórias contados pelos funcionários que vivenciam o dia a dia do cemitério).

    Por mais estranho que parece, um visita "orientada" ao cemitério da Saudade pode ser muito interessante! Fica aí a dica!

    Grande abraço.

    Alexandre Bragion.

    ResponderExcluir
  6. ola
    vou realizar um trabalho sobre a arte cemiterial... se podessem partilhar comigo o mais rápido possivel algumas das informaçoes acerca deste tema, que parece ir ao encontro do vosso concurso..agradecia..cumprimentos
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Ana: informe-se nos sites indicados no corpo da matéria.

    ResponderExcluir