24 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro

Passou desapercebido, pelo menos em Piracicaba e região, o Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril (última 6.a feira). Pena! Vejam o contraste: em Barcelona, na Espanha, a data é festejada também como Dia de São Jorge e tida como um dos feriados mais alegres do calendário espanhol. Ontem, las ramblas receberam por volta de 700 barracas de livros e mais de três mil quiosques de flores.

É que a tradição manda as mulheres presentearem os homens com um livro, que, por sua vez, retribuem com uma rosa. A estimativa era comercializar 20 milhões de euros em livros e 6 milhões em flores, apenas na região espanhola da Catalunha. E como não poderia deixar de acontecer, apresentações de poesia e música coloriram ainda mais o início da primavera europeia.

O Dia do Livro é comemorado em diversas cidades do planeta. Em São Paulo, várias livrarias fazem promoções e oferecem atrações especiais aos consumidores. Mas em Barcelona a data é particularmente especial (veja o vídeo a seguir). São livros e flores por todo canto. E muita gente contente. Quanto à nossa cidade e região, poderíamos organizar, quem sabe, já a partir de 2011, algo do tipo “Rio das Artes, dos Livros e das Flores”. Está feita a proposta.

5 comentários:

  1. Linda proposta Milena, já aderi....o trabalho de vocês é muito bom....é um prazer poder dar sempre uma boa olhada no blog da JachintaEditores....sempre acrescantando....

    ResponderExcluir
  2. Então... Poderíamos começar a movimentar os ateliês de artistas, os grupos de escritores de Piracicaba, livrarias, editoras e, sem dúvida, o Sesc, a biblioteca municipal e a secretaria de cultura. Deixe o seu nome e contato no próximo comentário pra gente poder se falar.

    ResponderExcluir
  3. Genial! A cidade ia ficar linda enfeitada com quiosques de flores e pessoas trocando livros e interagindo com os artistas plasticos! Imagine só! Apoi a ideia! Um abraço, Eugenia

    ResponderExcluir
  4. Olá Milena. Talvez você não tenha lido, mas como editor do Jornalzinho, do JP, tive a preocupação em pautar os meus repórteres não apenas para a o Dia Mundial do Livro, como também para uma outra data importante no mês de abril: o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em homenagem a Lobato. Circulou no sábado, 17 de abril. Se tiver acesso ao Virtual Paper do JP, pode conferir.
    Concordo quando afirma ter faltado uma comemoração, talvez organizada pelo poder público. Mas isto pode sim partir de um coletivo. Temos muitas outras datas lembradas na cidade, como o dia da poesia, mas de fato, o dia do livro, talvez, seja apenas lembrado com exemplares antigos jogados em caçambas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Então,Rodrigo,a proposta é justamente essa: que nós - editores, jornalistas, escritores, artistas, livreiros, enfim - comecemos a nos organizar para eventos dessa natureza. E, com o passar do tempo, conquistar o apoio de instituições variadas. A propósito: gostei de tê-lo por aqui. Volte sempre, que a "casa" é sua.

    ResponderExcluir