19 de abril de 2010

Piracicaba das Artes: ateliês da cidade abertos ao público


Aos que participaram do Rio das Artes, ação artístico-cultural que movimentou Piracicaba nesse último fim de semana, vale como recordação. Já aos que perderam o evento, vai a dica para que não deixem de acompanhar suas próximas edições.

Promovido pelo Sesc Piracicaba e secretaria municipal de Ação Cultural, o projeto Rio das Artes envolveu mais de 60 centros culturais, museus, salões de exposições, ateliês e galerias de arte na cidade, com o objetivo de tornar conhecidas do público obras produzidas pelos artistas plásticos locais e da região. Foi uma verdadeira profusão de telas, aquarelas, fotografias, instalações e esculturas, entre outras expressões artísticas, que provou uma vez mais o quanto Piracicaba se destaca como espaço de efervescência da cultura e das artes.

À noite, o Largo dos Pescadores foi palco de apresentações musicais e de dança, que deram continuidade ao espírito de festa artística que tomou conta da cidade neste fim de semana. Nos próximos dias ainda permanecerão abertas exposições em vários espaços, como Art Collection (R. Dr. Alvim, 818), Casa do Salgot (R. Floriano Peixoto, 2.088), Lao Bar Bistrô (R. do Vergueiro, 156) e Sesc Piracicaba (R. Ipiranga, 155). Ainda há tempo para aproveitar!

O fotógrafo Júlio Cesar Garbellini, autor de belas imagens de inscrições em muros expostas no Barracão das Similitudes, é categórico quanto à importância dessa iniciativa: “Ela propicia o contato importantíssimo entre os artistas de Piracicaba, muitas vezes isolados em seus ateliês e espaços de produção, além de alargar o contato deles com o público”.

Justamente por isso, segundo o programador cultural do Sesc Piracicaba, Chico Galvão, a perspectiva é que o Rio das Artes “seja o embrião de um projeto que passe a pautar anualmente a agenda cultural piracicabana, com nítido potencial para ganhar alcance estadual e mesmo nacional”.

Ficam aqui alguns registros de artistas e obras que compuseram o Rio das Artes, numa homenagem a todos aqueles que se envolveram neste projeto. Que as águas desse rio ganhem ainda mais volume e suas margem se ampliem em suas próximas edições, desde já com o apoio irrestrito do time da Jacintha Editores!







Fotos [Jac©Edit]: Júlio Cesar Garbellini, Maria Eugênia Kos, Danilo Salvego, Luciana Camuzzo, Flávia Tonelli e Flávio Camargo. Abaixo: detalhe do Largo dos Pescadores em festa.

6 comentários:

  1. Estimulante!!

    É por essas e outras que vemos como Limeira está atrasada... Infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo: as boas ideias também estão aí para serem reproduzidas. E, se quiser, conte com a força da Jacintha Editores em Limeira para tanto. Em todo caso, já se está falando por aqui da próxima edição do evento. Não deixem de participar, pois ele nada tem de local, e só tende a expandir seu caráter regional. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Heitor, Piracicaba esteve em festa! O evento foi maravilhoso. O Sesc, com Chico Galvão no leme oranizou o festival de forma impecável, incentivou a interação entre os artistas, produziu um material de divulgação excelente e esteve presente do começo ao fim!
    Obrigada tambem pelo seu apoio!
    Já estamos com saudades e colhendo frutos!

    ResponderExcluir
  4. Que ótima esta tua avaliação tão positiva, Eugenia, o que reforça nossa percepção de que o Rio das Artes veio para ficar!
    Grato pela participação no blog da Jacintha. Isso só o enriquece. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Heitor.
    Só hoje consegui postar aqui.
    Primeiramente somos todos gratos pelo apoio de vcs e espero que estejam sempre por perto e que tenham sucesso sempre..
    Quanto ao Rio das Artes, que foi um sucesso absoluto em todos os sentidos, já estamos com saudades no aguardo de uma nova edição com a Realização do SESC.
    Parabéns a todos do SESC e a todos os artistas envolvidos e mais uma vez o nosso cordial muito obrigado.
    Júlio (fotografia)
    retratero7@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Júlio, na coletividade há que se atuar, justamente, de modo coletivo: somando, agrengando, trocando, socializando... A Jacintha, como editora, e nós, profissionais que a compomos, estaremos assim sempre envolvidos: em prol dos movimentos culturais ao nosso alcance. Grande abraço.

    ResponderExcluir