26 de julho de 2010

'O Enigma da Democracia', de Luciano Oliveira, entra em gráfica

Mais um livro da Jacintha prepara-se para chegar a público. Dessa vez serão as ideias do filósofo Claude Lefort, crítico radical do totalitarismo – não, certamente, a partir de uma perspectiva liberal –, o objeto de nossa mais nova produção editorial. Assinada por Luciano Oliveira, e com prefácio de Marilena Chaui, as concepções de Lefort, de fundamental importância como crítica radical ao totalitarismo, são aqui esmiuçadas a partir da abordagem sempre muito dinâmina que Luciano confere a sua escrita.

Doutor em sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris) e, atualmente, professor de sociologia jurídica na Faculdade de Direito do Recife, Luciano debruça-se sobre o pensamento de Lefort como resultado do seu contato direto e contínuo com as concepções do filósofo francês, sob cuja orientação cursou o doutorado na França e escreveu uma tese versando sobre democracia, direitos humanos e o pensamento político de esquerda no Brasil. Ele reconhece e até reivindica que a maneira lefortiana de considerar o fenômeno político teve influência muito grande na sua própria maneira de encarar o mundo – que, aliás, considera “um problema sem solução”, como intitula um dos capítulos do livro. Para Luciano, esse olhar “desencantado”, longe de significar uma crítica à democracia, constitui a melhor maneira de encará-la e levá-la a sério, por ser o modo democrático de instituição da sociedade aquele que melhor responde ao desafio – angustiante, reconhece – de viver e conviver despido da crença de que alguma força política detém o segredo da felicidade humana.

A edição traz ainda uma entrevista na íntegra com o autor, comandada pelo cientista político Nuno Coimbra Mesquita, o que certamente em muito ajuda a completar esse olhar sobre o sempre indispensável Claude Lefort. No pingue-pong de perguntas e respostas, a análise de Luciano, aí de modo mais coloquial, como que complementa sua abordagem ao pensamento lefortiano, com o que agradecem os leitores novatos de Lefort.

O Enigma da Democracia. O pensamento de Claude Lefort, de Luciano Oliveira
Prefácio: MARILENA CHAUI; entrevista com o autor: NUNO COIMBRA MESQUITA
128p.; 21 cm; ISBN 978-85-60677-12-2; capa: Marcela Comelato
Piracicaba: Jacintha Editores, 2010 [no prelo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário