28 de julho de 2010

Marilu Trevisan: referência na xilogravura em Piracicaba

“Inovadora e experimental”. Eis como a obra de Marilu Trevisan foi definida por um dos curadores da 1.a Mostra Sapientiae de Arte Contemporânea, Francisco Ferraz Jr., quando da participação da artista, em maio passado, nesse evento em Piracicaba. Incansável pesquisadora em técnicas como de xilogravura, isogravura em cerâmica, papel e tecido, Marilu é formada em Artes Plásticas (Faculdade de Belas Artes de São Paulo), Educação Artística (Faficile) e Pedagogia (Unimep). Foi na Belas Artes, onde ingressou em 1964 – então instalada no prédio onde hoje está a Pinacoteca do Estado, na capital paulista –, que ela conheceu a xilogravura. Nunca mais parou de criar e de se reinventar com ela.

Desde 1967 Marilu participa de mostras coletivas e individuais no país e no exterior (como na França e Nicarágua), tendo conquistado diversos prêmios e menções honrosas em salões por todo o Brasil. Entre os prêmios obtidos pela artista estão: 'Prêmio Aquisição – Xilogravura', no XXXII Salão Paulista de Belas Artes de São Paulo; 'Prêmio Aquisição – Xilogravura', no XIX Salão de Arte Contemporânea de Santo André; 'Prêmio Melhor Obra', no XIV Salão de Artes Plásticas de Rio Claro; e 'Prêmio Especial', no II Salão de Artes Plásticas de São Bernardo do Campo.

Marilu ministra oficinas e tem suas obras em permanente exposição no aconchegante ateliê quem mantém em Piracicaba, à Rua Dez de Novembro, 142, no bairro de São Judas. Visitá-la não é só prazeroso pelo contato com a diversidade de sua produção, mas também por se poder travar conhecimento com essa artista piracicabana plena de vida e acolhimento.
Marilu Trevisan: marilu@folha.com.br; (19) 9708-0394
Fotos: Jac©Edit

Um comentário:

  1. tenho aula de artes com o flavio amigo seu e ele sempre fala sobre suas obras como elas são boas.

    ResponderExcluir