10 de outubro de 2010

Educativa nas Letras é finalista do Prêmio Vivaleitura

O programa radiofônico Educativa nas Letras, idealizado e produzido pela Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba/SP, acaba de ser selecionado como finalista ao Prêmio Vivaleitura, entre 1.829 projetos inscritos em suas três categorias. Criado em 2005 para estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura, o prêmio é patrocinado pela Fundação Santillana e fruto da iniciativa do Ministério da Educação e o da Cultura e da Organização dos Países Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Parabéns ao time do Educativa nas Letras e a seus patrocinadores! O Vivaleitura é considerado simplesmente o maior reconhecimento individual de projetos de incentivo à leitura no Brasil. Ele conquistou abrangência nacional e este ano recebeu trabalhos provenientes de todos os Estados. Os três vencedores de cada uma das categorias receberão prêmio de R$ 30 mil.

O Educativa nas Letras está no ar há cinco anos e é transmitido pela Rádio Educativa FM. Tem em sua direção o músico e pesquisador de teoria literária Alexandre Bragion (foto acima) e, como mediadora, Lucila Calheiros (foto abaixo), diretora da Biblioteca Municipal, que têm promovido um inestimável serviço à difusão cultural com efetivo impacto na difusão da área literária. A proposta do programa é justamente cativar o ouvinte e inseri-lo no universo da leitura. Para tanto vale-se de entrevistas com escritores e produtores culturais, declamações de poesia, leituras de trechos de livros, exposições críticas e noticiosas, além de uma primorosa seleção musical, que confere ainda mais atrativo a suas pautas semanais.

Disputando na categoria ‘Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias’, o Educativa nas Letras concorrerá na final, no dia 19 novembro próximo, em Brasília, com os projetos ‘O Conto no Assentamento Filhos de Sepé’ (Viamão/RS), ‘Que Chita Bacana’ (Jaboatão dos Guararapes/PE), ‘Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele’ (Poços de Caldas/MG) e ‘Biblioteca Interativa Silvia Leeven’ (Campinas/SP).

Estamos desde já na torcida pela turma do Educativa nas Letras, que por sinal está com passagens marcadas para participar da solenidade na capital federal. Certamente na mala de viagem Bragion e Lucila trarão, para deleite de nós ouvintes, farto material em gravações e observações, que também irão compor futuros programas.

Fique ligado: o Educativa nas Letras vai ao ar pela FM 105,9 de Piracicaba sempre aos sábados (às 10h30) e domingos (às 21h), também com acesso na web, pelo site do programa.
Fotos: Jac©Edit

4 comentários:

  1. Parabéns à Lucíla, ao Alê e toda a equipe do Educativa nas Letras.
    Estamos na torcida para que o prêmio final também fique com vocês. Será bem merecido!
    Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  2. Olá, pessoal da Jacintha!

    Obrigado pela postagem e pelas palavras de carinho e incentivo. Em nome do Educativa nas Letras, agradeço muito a vocês.

    A Jacintha esteve com a gente, no Educativa, nestes últimos anos. E também foram parceiros muito importantes! Obrigado também por isso!

    Grande abraço!

    Alexandre Bragion.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Desejo todo o sucesso ao Programa Educativa nas Letras e continue assim promovendo esse hábito tão maravilhoso que é a leitura.

    Estarei na torcida para vocês levarem este prêmio para casa!

    E Alê, você é meu professor favorito! :D


    Paloma Barbosa

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a toda equipe do Educativa nas Letras.
    Seu programa é a uma verdadeira ação cultural em Piracicaba .
    Érico Bisson

    ResponderExcluir