15 de julho de 2010

São Bento do Sapucaí, trilhas e montanhismo nesse inverno

Ainda dá tempo de curtir uns dias de inverno em região de montanhas. A alternativa à badalada Campos de Jordão (SP) – associada a turismo caro e a filas para paulistano algum ver defeito... – fica na própria região. Tendo-se São Bento do Sapucaí como referência, pode-se cobrir tanto a área paulista, envolvendo Campos e ainda Santo Antônio do Pinhal e Pedra do Baú (foto), e também opções já em terras mineiras, como Gonçalves.

Hoje em dia toda essa área tem, como maior característica de hospedagem, uma rede de pousadas, em geral mais afastadas do centro urbano. Com ampla gama de serviços para seus hóspedes, buscam conciliar conforto, bom gosto e programações internas (atividades para crianças, sauna, piscina, salão de jogos, acesso a tv a cabo e internet etc.) com o contato com a natureza do entorno (riachos, caminhadas, cachoeiras, passeios de bicicleta e a cavalo...). Opções não faltam.

O melhor ponto para se percorrer a região como um todo é mesmo São Bento. E nela fica uma dica de hospedagem mais alternativa, o Cama & Café, do trilheiro Luiz Zingra (foto). Ele segue a melhor tradição dos bed and breakfast europeus: ambiente familiar numa antiga casa no coração da cidade, com café da manhã tomado numa mesa comum, cozinha disponível para preparo de lanches e estacionamento próprio. Além de oferecer espaço de interação entre os hóspedes e custos bem mais em conta, o Luiz, sendo escalador militar e chefe de trilhas e atividades esportivas, é um excelente guia para as mais diversas atividades na região, de caminhadas a escaladas como à Pedra do Baú, de montanhismo a passeios pela cidade.

E, estando por lá, um ponto obrigatório de visita é a Capelinha de Mosaicos (foto), obra dos artistas plásticos Angelo Milani e Cláudia Villar, com ateliês no terreno contíguo. Inteiramente restaurada, a capela teve suas paredes recobertas por incontáveis ladrilhos, espelhos, apliques, cores e figuras – a remeter como que a uma fusão de Gaudí e Miró –, que proporcionam alegria, luminosidade e impacto únicos. Além dessa beleza toda própria, o resultado obtido muito contrasta com a situação, muitas vezes de abandono, em que capelinhas como essa, espalhadas pelas áreas rurais e urbanas, se encontram. Fica a sugestão de um projeto de restauro como esse a ser estendido a todas elas, a conferir a São Bento, por tal iniciativa, mais um diferencial turístico regional. São Bento do Sapucaí acesso pela Via Dutra: saída 118 (vindo de São Paulo pela Rod. Carvalho Pinto: no encontro com a Dutra) – Rod. Floriano Pinheiro – acessar St. Antônio do Pinhal, em direção à rodovia para o sul de Minas. www.saobentodosapucai.sp.gov.br/
www.saobentodosapucai.com.br/
Cama & Café R. Dr. Gama Rodrigues, 71, Centro. (12) 3971-1469. www.brasilcamaecafe.com.br/; camaecafe@yahoo.com.br
Capelinha de Mosaicos R. 13 de Maio, 217.
Fotos: Jac©Edit

Um comentário:

  1. Olá Heitor,
    Parabéns pela matéria do blog falando sobre as maravilhas de São Bento do Sapucaí. Ficou excelente e com certeza retrata fielmente as belezas e características do lugar.
    Abraços,
    André Prado

    ResponderExcluir