10 de março de 2010

O Outro Olho de Lampião

O jornalista Artur Aymoré mergulhou nos arquivos dos mais influentes jornais e revistas do Nordeste e do eixo Rio-São Paulo para analisar a cobertura e a leitura que a imprensa realizou, em 50 anos, da mais longa e épica de todas as revoltas sangrentas já surgidas no Brasil.

Considerado bandido pela imprensa brasileira no período, Lampião lutava por justiça social e contra um regime de opressão. Acabou lançando-se numa dimensão mítica, personificando o herói trágico. Nas quase duas décadas que durou sua luta, viu-se incansavelmente combatido e caçado pela Polícia Militar de sete Estados, tropas de elite do Exército e milícias mercenárias de latifundiários. A abordagem jornalística contribuiu para projetá-lo como o mais importante mito do Brasil moderno, em cujo processo construíram-se marcas em que a forma imaginária ultrapassou a história.

Com o arrebatamento que todo bom texto jornalístico oferece ao leitor, este ensaio mostra que, tanto durante a trajetória em vida quanto após a morte de Lampião, a leitura e interpretação da revolta do líder cangaceiro foram expressas de modo ambíguo, explicitamente manipuladas e excessivamente ficcionais. A imprensa utilizou-se de discurso monossêmico e autoritário, fantasiando a realidade e, muitas vezes, deturpando-a.

LANÇAMENTO
Data 18/mar./2010, quinta
Hora das 19h às 21h30
Local Livraria Martins Fontes – São Paulo/SP
Av. Paulista, 509 (estação Brigadeiro do Metrô)

Prefácio: ALBERTO DINES
192p.; 21 cm; R$ 38,00; ISBN 978-85-60677-09-2
Piracicaba: Jacintha Editores, 2010

Um comentário:

  1. Oi, Heitor
    Também entrei aqui por indicação da minha tia, Thereza. Obrigada pelo comentário no blog e espero que continue passeando por lá. Estou tentando retomá-lo com postagens mais frequentes agora. Também achei muito interessante as postagens do Jacintha Editores. Muitos conteúdos interessantes para jornalistas e pessoas em geral desejosas de informação e muita leitura. Destaco o post reproduzido do Daniel Piza, com a conversa de Capitu e Diadorim. Ótimo! Vou ficar de olho. Abraços!

    ResponderExcluir