22 de maio de 2010

Democracia e confiança: por que desconfiamos das instituições

As relações entre confiança e democracia são o foco do livro Democracia e Confiança: por que os cidadãos desconfiam das instituições?, organizado pelo pesquisador José Álvaro Moisés, cujo lançamento se dará na próxima terça (25/maio), às 17h, no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da USP. Na ocasião haverá debate com a participação de Francisco Weffort (IESP), Lourdes Sola (USP), Rachel Meneguello (Unicamp) e do próprio Moisés.

Nessa publicação, pesquisadores de diferentes países destacam os efeitos e implicações que a desconfiança em instituições públicas tem sobre a qualidade do regime em nações de democracia recente, entre eles Espanha, Coreia do Sul, México e o próprio Brasil. A confiança envolve a expectativa na capacidade de a democracia realizar interesses e preferências dos cidadãos, já a desconfiança gera descrença e compromete a noção de o regime existir para garantir direitos de cidadania.

Essa coletânea oferece alternativa para o estudo do papel da confiança e da desconfiança políticas nos processos contemporâneos de democratização e revela a predominância de fatores políticos e culturais para explicar a sua ocorrência. Participam do livro pesquisadores como o italiano Leonardo Morlino e o brasileiro Nuno Coimbra Mesquita, este com o capítulo “Jornal Nacional, democracia e confiança nas instituições democráticas”.

Democracia e Confiança. Por que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas? José Álvaro de Moisés (org.). Edusp: São Paulo; ISBN 10: 85-314-1221-8; 304p.; R$ 42,00
Lançamento: 25/maio (terça), 17h. Cidade Universitária/USP. Av. Prof. Luciano Gulaberto, 315 - sala 8 do prédio das Ciências Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário