19 de maio de 2010

Virada Cultural em Pira

A Virada Cultural Paulista 2010 chega a Piracicaba neste fim de semana. Uma enorme variedade de manifestações artísticas e de lazer está preparada, começando já na noite de sexta (21/maio), estendendo-se até o final do domingo (23). Os eventos se darão no Engenho Central (palco externo e sala de exposições), Teatro Municipal, Parque da Rua do Porto e Sesc Piracicaba. Para a programação detalhada, clique aqui neste link. Mas valem alguns destaques.

Na sexta, temos a inauguração da sede do PONTO DE CULTURA GARAPA, verdadeiro polo de intercâmbios culturais em inúmeras formas de organização e expressão artísticas. Exemplo disso é o projeto Plantando Sonhos, de ensino das artes cênicas em escolas públicas, em parceria com o Grupo Andaime de Teatro, que o Garapa coordena desde o início deste ano. Durante a inauguração haverá música ambiente, apresentação de capoeira e show de pirofagia, maracatu, lançamento do livro de Célio Turino (Pontos de Cultura) e cenas do Andaime. Além disso, juntamente com outros artistas plásticos, Danilo Salvego estará expondo sua série “Turismo” de fotografias. Vale a pena conferir: R. D. Pedro II, 1.313, a partir das 19h (blog do Garapa).

No sábado, às 18h, como abertura oficial da Virada, teremos no Teatro Municipal a apresentação da ORQUESTRA PIRACICABANA DE VIOLA CAIPIRA. Criada em 2005, o grupo reforça a tradição da cultura caipira na cidade, difundindo a música de raiz, tendo como principais temas a terra, a natureza e os animais. Causos e lendas são cantados e contados com o irresistível sotaque do interior.

Já no domingo, às 10h, a equipe do programa radiofônico EDUCATIVA NAS LETRAS e o QUARTETO DE CORDAS OPUS4 apresentam-se no Parque da Rua do Porto. No cardápio cultural, declamações de poemas, contação de histórias, leituras de crônicas e contos tendo
a música como temática. E mais: uma programação musical muito especial, que vai de Handel a Henry Mancini, passando por peças de Haydn, Mozart e por composições populares. O OPUS4 é formado por Helgo Paul Ackermann (violino), Paulo Celso Souza (violino), Alexandre Bragion (viola) e Paulo Bandel (violoncelo). Com tal formação recém-montada, esses músicos da pesada darão muito o que falar. Fique ligado nesse pessoal!

Fotos: Jac©Edit

Um comentário:

  1. Muito bom!!! Jacyntha mais uma vez prestigiando, divulgando e contribuindo muito com a cultura e a arte de Piracicaba.
    Valeu! Sucesso!!!
    Victor
    http://realvic.blogspot.com/

    ResponderExcluir