18 de junho de 2010

Morre Saramago

O único ganhador do Nobel de Literatura em língua portuguesa, José Saramago, morreu nesta sexta-feira (18) em sua casa, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde vivia com sua segunda mulher, Pilar Del Rio. A informação foi dada pela família do escritor português, que, aos 87 anos de idade, era um dos maiores nomes da literatura contemporânea.

Autor de obras como Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis, A Jangada de Pedra, História do Cerco de Lisboa, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Todos os Nomes e Caim. Em 2008, seu Ensaio sobre a Cegueira foi transformado em filme homônimo pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles, tendo como protagonistas Julianne Moore e Mark Ruffalo.

Além de grande escritor, Saramago foi um intelectual de posições marcantes, por ele defendidas com coragem e brilhantismo, coerente à própria literatura contemporânea que desenvolveu. Em janeiro deste ano, José Saramago lançou uma nova edição de A Jangada de Pedra e toda a renda das vendas foi revertida para as vítimas do terremoto no Haiti. O montante foi doado ao fundo de emergência da Cruz Vermelha no país.

Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma maneira bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratularmo-nos ou para pedir perdão, aliás, há quem diga que é isto a imortalidade de que tanto se fala. [JS]

Capa do livro Saramago: biografia, de João Marques Lopes. Ed. Leya, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário