De acordo com o poeta sulmatogrossense, a poesia não é para ser descrita; é para ser descumprida. Essas, entre outras preciosidades, são ditas pelo próprio Manoel de Barros, em Só Dez Por Cento é Mentira.
O documentário dirigido, roteirizado e narrado pelo jornalista e cineasta pernambucano Pedro Cezar constrói um painel revelador da linguagem do poeta a partir de seus versos, de entrevistas inéditas com o escritor e de depoimentos de leitores admiradores de sua obra, entre eles, Adriana Falcão e Jaime Leibovicht.
Consagrado por diversos prêmios literários e atualmente o escritor brasileiro que mais vende livros de poemas (possui cerca de 20 títulos publicados), Manoel de Barros tem 93 anos de idade e vive em Campo Grande (MS).
Só Dez Por Cento é Mentira ganhou, em 2009, os prêmios de melhor documentário longa-metragem do II Festival Paulínia de Cinema e de melhor direção e melhor documentário do V Fest Cine Goiânia. Vale conferir o trailer para ter uma melhor ideia ainda do poeta, considerado entre os mais inovadores em língua portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário