6 de junho de 2010

‘Persona’, de Bergman: projeção e debate

O filme Persona, do diretor sueco Ingmar Bergman, será objeto da segunda jornada do “Sessão3C – Cinema, Conceito e Crítica”, promovido pelos alunos do curso de Filosofia da Unimep. Após a projeção, haverá um debate com a participação dos professores Márcio Mariguela, psicanalista e doutor em filosofia da educação, Telma Regina de Souza, doutora em psicologia social, que discutirão o tema “Identidade”.

Segundo Natália Puke, um dos organizadores do evento e aluna do curso, esses encontros “visam a provocar o exercício do pensar por intermédio da linguagem cinematográfica: a proposta é possibilitar a interlocução entre os diversos saberes, de tal modo que, permita reflexões sobre as problemáticas subjetivas e socioculturais que permeiam a realidade contemporânea”.

A sessão de Persona ocorrerá em 11/jun. (sexta), às 19h30, no Auditório Verde do bloco 2, no campus Taquaral. O evento é gratuito e aberto ao público; para os universitários da Unimep a participação valerá como atividade extra-curricular.

Ficha técnica Escrito e dirigido por Ingmar Bergman, 1966, 82’; com Liv Ullmann (Elisabeth Vogler), Bibi Andersson (Alma), Gunnar Björnstrand e Margaretha Kroo.

Sinopse Alma, uma jovem enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, atriz que, apesar de boa saúde, durante uma apresentação de Elektra, emudece. Com a convivência, a relação das duas ganha intimidade, mas acaba por se mostrar falsa. Alma fala o tempo todo a Elisabeth, inclusive sobre alguns segredos, nunca recebendo resposta. O silêncio não parece ser uma escolha para Elisabeth; Alma, no entanto, tem um desejo físico pela palavra e logo percebe que sua personalidade está sendo submergida na de Elisabeth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário