22 de março de 2011

Acervo de Mindlin gera publicação inusitada

Centenas de modelos, entre os 40 mil livros da biblioteca do empresário José Mindlin, doados para compor o acervo da Biblioteca Brasiliana USP (com inauguração prevista para janeiro de 2012), deverão resultar em breve numa publicação um tanto diferente.

É que desde 2010 a fotógrafa Lucia Loeb, neta do bibliófilo, prepara um livro todo feito com mais de cem guardas de livros do acervo de seu avô, informa a jornalista Raquel Cozer, em matéria do jornal O Estado de S.Paulo (19/mar./11). Para quem não sabe, guardas são as páginas duplas, coloridas ou não, coladas entre a 2.a e a 3.a capas e o corpo do livro. Em geral mais grossas do que as páginas do miolo, têm por função reforçar a estrutura de livros maiores. Elas teriam surgido para evitar que a cola usada na capa não sujasse o miolo, mas acabaram se tornando também páginas decorativas.

Lucia Loeb diz ter ficado impressionada com a beleza de várias guardas de livros de Mindlin, como a da 1.a edição de Os Sertões (1902) e outra de Os Lusíadas (datada de 1876). Daí veio a ideia de organizar o livro/CD Páginas de Cortesia, ainda sem data definida para publicação pela Editora do Bispo.

2 comentários:

  1. Uma sugestão: vocês incluírem no blog uma ferramenta que permita aos leitores compartilhar seus posts nas redes sociais, como Facebook e
    Orkut.

    ResponderExcluir
  2. Isso já é possível isso ser feito, Suzana: pelo recurso 'Compartilhar', disposto na barra horizontal no alto, à esquerda; clique ali e escolha a rede social em que deseja repercutir este blog. Se quiser compartilhar propriamente uma dada matéria, clique antes no título dela, e proceda como indicado anteriormente. Simples assim.

    ResponderExcluir