10 de março de 2011

Buenos Aires: cidade-mundo dos livros

Engana-se quem acredita que a grande atração portenha é o tango. Os leitores incontestes identificam Buenos Aires pela tradição de seus escritores premiados, revistas literárias, casas editorais, boas livrarias e bibliotecas públicas. Não à toa ela foi designada pela Unesco como a “Capital Mundial do Livro 2011”.

Para celebrar esse título, a capital argentina se prepara para receber, a partir de 20 de abril até 7 de maio deste ano, um público estimado em mais de um milhão de pessoas interessadas em apreciar publicações das mais distintas procedências, além de participar de atividades culturais e de debates sobre o mercado editorial nesse país e no mundo.

Trata-se da 37.ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, o mais expressivo evento dessa natureza no mundo da língua hispânica. Organizada anualmente pela Fundación El Libro, ocupa 50 mil m2 de um edifício no bairro portenho de Palermo e oferece programação variada, incluindo atrações culturais, educativas e profissionais comandadas por escritores, editores e personalidades da literatura e da cultura argentinas.

Na edição de 2011, as conferências, mesas-redondas e painéis contarão também com a presença dos autores espanhóis Juan José Millás, Rosa Montero, Adolfo García Ortega e Antonio Muñoz Molina, do zambiano Wilbur Smith, da mexicana Margo Glantz, do artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró e do sociólogo francês François Dubet, entre outros destaques internacionais. Isso sem falar do escritor peruano Mario Vargas Llosa, que abrirá o evento, a despeito da tentativa de um grupo de intelectuais argentinos de vetar a participação do Nobel de Literatura 2010, por conta de postura política e ideológica dele, que diverge do grupo.

Afora essa polêmica em torno dos convidados, a feira promete reunir editoras, distribuidoras e livrarias nacionais e estrangeiras, instituições culturais e educativas, meios de comunicação e representantes de vários países em estantes distribuídos em cinco diferentes pavilhões. Detalhe: um júri formado por especialistas premiará os melhores estandes, em cinco categorias: comercial, institucional, de província argentina, de país estrangeiro e por originalidade / criatividade.

Um sexto módulo da feira abrigará as jornadas profissionais, que discutirão os rumos da editoração, direitos autorais, edição digital, produção editorial universitária, literatura de ficção, entre muitas outras temáticas. Ainda nesse espaço, os visitantes poderão conferir exposições plásticas e fotográficas. Um dos pontos altos será no dia 7 de maio, quando a cidade será percorrida por uma maratona de leitura organizada por artistas, no que promete ser um grande passeio literário.

Confira a programação da 37.a Feira Internacional do Livro de BA.
Foto: Jac©Edit

Um comentário: