16 de março de 2011

‘Los Días del Arcoiris’, de Skármeta, leva o Prêmio Planeta-Casa de América

O Prêmio Íbero-americano de Narrativa Planeta – Casa de América, em sua quarta edição, acaba de ser consagrado a Los Días del Arcoiris, do escritor chileno Antonio Skármeta, como o melhor livro entre 639 títulos inscritos. Objetivando promover a narrativa em língua espanhola em todos os países íbero-americanos, o prêmio rendeu US$ 200 mil ao autor vencedor, em anúncio feito nesta terça-feira, em Santiago do Chile. Esta obra repassa, a partir do olhar de uma criança de 11 anos, os dias do Plebiscito Nacional que, em 1988, perguntou à população chilena se o general Pinochet deveria continuar no poder.
......Esteban Antonio Skármeta Branicic nasceu em Antofagasta em 1940 e é descendente de croatas. Cursou filosofia e literatura na Universidade do Chile, completando seus estudos nos EUA e graduando-se na Universidade de Columbia. Foi membro da organização de esquerda Movimento de Ação Popular e Unitária (MAPU) e, em 1973, quando era professor de literatura da Universidade do Chile, precisou abandonar o país por força do golpe militar promovido por Pinochet. Após morar um tempo na Argentina, fixou residência na Alemanha, regressando ao seu país apenas em 1989.
......Entre os prêmios obtidos por Skármeta estão o Casa das Américas (Havana, 1969), pelo livro de relatos Desnudo en el Tejado; o Internacional de Literatura Bocaccio (Itália, 1996), por sua novela No Pasó Nada; o Grinzane Cavour (Itália, 2001), pela novela La Boda del Poeta; e, sob pseudônimo de María Tornés, recebeu o Planeta (Espanha, 2003), por El Baile de la Victoria.
......O seu O Carteiro e o Poeta (1985) foi vertido duas vezes para o cinema e, em 1994, El Cartero de Neruda recebeu cinco indicações ao Oscar. No Brasil, a Record detém a publicação do maior número de títulos de Antonio Skármeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário