14 de março de 2011

‘Sartre de Beauvoir’: 25 anos sem Simone

Autora do célebre princípio até hoje caro ao movimento feminista, o de que “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”, Simone de Beauvoir (9/jan./1908 - 14/abr./1986) é objeto de interessantíssima análise do cientista político Luciano Oliveira, que a JacEdit faz questão de trazer com exclusividade ao público leitor deste blog. Há 25 anos de sua morte, a pensadora e escritora francesa tem no ensaio “Sartre de Beauvoir” sua relevância histórica revista por Luciano, em particular no comparativo ao legado deixado por Jean-Paul Sartre (21/jun./1905 - 15/abr./1980), com quem, por meio século, formou o casal que quebrou paradigmas e serviu de espelho para toda uma geração.
.....O professor da Universidade Federal de Pernambuco concentra sua abordagem na Simone de Beauvoir autora de O Segundo Sexo (1949): “Mas quem escreve uma obra dessa magnitude aos 41 anos precisa de outras credenciais?”, pergunta Luciano, a sustentar o foco do seu artigo. Para ele, enquanto o Sartre ultra-esquerdista assim como o filósofo da fase existencialista estão datados, Beauvoir, sem ter inventado o feminismo, “tornou-se a teórica mais importante da – como costuma se dizer – única revolução que deu certo no século XX: a das mulheres!” E um dos pontos mais lúcidos do pensamento dela reside justamente em ter identificado que ser mulher não é a mesma coisa que ser fêmea. “Macho e fêmea são destinos biológicos; mulher e homem são construções históricas”, reforça Luciano. “O que hoje até parece uma banalidade, não o era então.”
.....Criticando a própria demora em conferir a devida importância à pensadora francesa a um quê de reprodução, ainda que inconsciente, do olhar que concebe um papel subalterno da mulher no mundo (“Beauvoir sempre foi ‘a mulher de Sartre’”), reproduzido também por intelectuais de sua geração, Luciano indica como Simone, “com brilho e uma erudição de tirar o fôlego”, compôs num livro monumental (O Segundo Sexo) sua análise e denúncia dessa condição feminina. “Simone de Beauvoir é autora de uma obra que, com o passar do tempo e as peripécias da história, tornou-se mais importante do que a de Jean-Paul Sartre! Por quê?”
.....Eis o que Luciano Oliveira vislumbra responder em seu artigo “Sartre de Beauvoir”, numa abordagem enriquecida por sua enorme consistência acadêmica e conduzida pela saborosa escrita literária que marca seus escritos. O link acima leva ao teor integral de tal texto.

Luciano Oliveira – doutor em sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), como pesquisador e professor transita entre a sociologia e a ciência política; imprime aos seus escritos um estilo em que o rigor metodológico é amaciado pelo recurso de uma expressão literária toda própria. Por isso, prefere definir-se como ensaísta. Entre suas obras, em O Inigma da Democracia. O pensamento de Claude Lefort (JacEdit: 2010, 128p.), livro prefaciado por Marilena Chaui, ele desfila de forma precisa e concisa a concepção lefortiana de democracia, como o modo democrático de instituição da sociedade que melhor responde ao desafio – angustiante, reconhece Luciano – de viver e conviver despido da crença de que alguma força política possa deter o segredo da felicidade humana. Uma obra digna de ser conhecida.

A propósito da pensadora francesa: indicamos o site Simone de Beauvoir para se conhecer detalhes sobre sua vida e obra. Criado por Wagner Campelo, “paisagista por formação (UFRJ), designer por acidente, fotógrafo por hobby, escritor por teimosia”, essas páginas são muito bem estruturadas e de bom gosto. Rico em detalhes biográficos, trazem amplo repertório de imagens, dados sobre os escritos de Beauvoir e material publicado a seu respeito, links para outros sites, vídeos dela e sobre ela etc. Destaque para o belíssimo nu de Simone, enquanto se arrumava após um banho, em imagem capturada em 1952 pelo fotógrafo Art Shay (ao que ela teria reagido: “Homem travesso!”).

5 comentários:

  1. Parabéns, Amílcar, por este post delicioso! Vinte e cinco anos da morte da Diva precisa ser lembrado para aprendermos cada vez mais a nos tornarmos mulheres e cidadãs ainda melhores.

    Obrigada pela lembrança!

    Abraços,

    Lou

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo sobre Beauvoir e Sartre, escrito pelo prof. Luciano Oliveira! Parabéns pela ideia e também pelo resultado. Fico contente que Simone continue sendo mencionada hoje em dia, e também em que o site que fiz para homenageá-la tenha sido útil de algum modo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Valeu tua mensagem, Wagner! Para nós foi uma grande satisfação poder, com tal postagem, dar repercussão a este teu trabalho de grande qualidade na web. Abraço!

    ResponderExcluir