4 de agosto de 2009

Encontro com Lobo Antunes na FLIP


O músico e pesquisador em teoria literária Alexandre Bragion relata, especialmente para o blog da Jacintha, a sua participação na entrevista dada à imprensa pelo escritor português António Lobo Antunes, durante a 4.a edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, em julho passado, no Rio de Janeiro.

Um dos responsáveis pelo programa Educativa nas Letras, da Rádio Educativa FM de Piracicaba, Bragion teve o privilégio de acompanhar a coletiva desse escritor, que hoje representa, ao lado de José Sarama- go, o que há de mais contemporâneo na literatura portuguesa. Entre outros assuntos, falou sobre o que considera “escrever bem”, sua relação com o Brasil e o peso de escritores brasileiros na literatura em língua portuguesa.

Lobo Antunes é autor de 21 romances, entre eles, Eu Hei-de Amar uma Pedra (2004) e Os Cus de Judas (1979), e vencedor, em 2007, do Prêmio Camões de Literatura. Durante a sua conferência “Escrever é preciso”, na FLIP, ele traçou um paralelo entre o exercício da escrita e o da vida, sugerindo que cabe ao escritor “inventar um mundo novo” e, ao mesmo tempo, inserir “todo um mundo dentro das capas de um livro”. Para ele, um livro muitas vezes parte de determinado fato ao qual ninguém dá atenção, uma vez que “a vida é feita de pequenas coisas (...) importantes: uma lágrima, um gesto, um olhar”, que se perpetuam em cada um de nós e também na escrita.

Confira a íntegra do relato de Bragion clicando aqui.

FICA A DICA
Acompanhe o Programa Educativa nas Letras em edição especial sobre a vida e obra de Lobo Antunes, com trechos em áudio da sua coletiva de imprensa na FLIP: próximo sábado e domingo (8 e 9/ago.), na Rádio Educativa FM de Piracicaba.

Programa Educativa nas Letras
Sábados: às 10h / domingos: às 21h
Rádio Educativa FM 105,9 Mhz
www.educativanasletras.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário