30 de maio de 2010

‘Marias’ no TUSP, São Paulo

O espetáculo Marias, produzido pelo Coletivo Estalo de Teatro, de Piracicaba, e com as atrizes Marina Henrique e Gabi Elias, está em temporada no TUSP, o teatro da USP em São Paulo. A partir de adaptação livre do poema de Bertold Brecht ‘A infanticida Marie Farrar’, Marias trata o universo de duas personagens perdidas num mundo todo próprio, tecido pela solidão. Elas moram numa casa simples, no meio de lugar nenhum, que se presta também a hospedaria. Absortas em seu tempo-lugar, cantam ao vento seu silêncio e para eventuais hóspedes, em cujas presenças os espectadores podem se materializar...

Ao se revelarem na presença de seus hóspedes, “para que se possa ver como sou eu... como é você...”, as Marias contam com as atuações dignas de nota de Marina e Gabi, atrizes que, já com bons anos de palco, apresentam-se neste trabalho no vigor da juventude cênica. Mas já com muita consistência dramatúrgica, o que possibilita sustentar, com muito amadurecimento, um espetáculo denso e particularmente pleno de altos e baixos em seus pontos de intensidade e intimismo.

Marias havia inaugurado, em julho de 2009, um novo espaço de cultura em Piracicaba, no antigo Teatro do Monte Alegre Guido Tonin. A trilha sonora é de Eduardo Américo – que, ao tocar ao vivo, participa também da trama como personagem – e a iluminação, de Paulo Heise, quando música e luz marcam com muita felicidade o andamento do espetáculo, cuja absoluta integração com a atuação de Marina e Gabi é uma das exigências desse rigoroso projeto.

TUSP Rua Maria Antônia, 294 (Consolação/São Paulo), 11 3255-7182
Até de 1.o/jul., às quartas e quintas, 21h
R$ 20,00 (int.), R$ 10,00 (meia); 60 min.

Foto: divulgação Coletivo Estalo

Um comentário: