15 de março de 2011

O colorido em fotografia

As imagens aqui postadas são do fotógrafo russo Sergei Mikhailovich, em registros do interior do seu país. Se lhe perguntassem se elas datam de 1910, 1950 ou 1990, por qual desses anos você optaria?
.....Pois é, elas pertencem a um conjunto de 34 fotos do site ‘The Big Picture. News stories in photographs’, trazendo ao público internético parte do levantamento fotográfico do Império Russo realizado por Mikhailovich, sob encomenda do czar Nicolau II, entre 1909 e 1912.
.....Para obtenção do colorido, foram empregados filtros sucessivos. Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944), para essa belíssima coleção, usou uma câmara própria para capturar três imagens em preto e branco, em sequência bem rápida, com filtros vermelho, verde e azul. Isso possibilitou que, posteriormente, elas fossem combinadas para se chegar muito próximo às colorações originais.
.....O fato é que fica difícil, frente a resultado de tal qualidade, acreditar que essas imagens foram feitas há um século, quando nem a Revolução Russa nem a I Guerra Mundial haviam sido deflagradas, como o próprio site destaca. A mostra oferecida pelo ‘The Big Picture’ faz parte de um lote de centenas de imagens coloridas disponibilizado pela Biblioteca do Congresso americano, que comprou as placas em vidro originais delas em 1948.
.....Como registro A primeira fotografia, considerando uma “imagem inalterável, produzida pela ação direta da luz”, foi tirada por Joseph Nicéphore e data de 1826: a vista descortinada da janela do sótão de sua casa, em Chalons-sur-Saône Niepce. Foram necessárias oito horas de exposição para sua obtenção. Outra informação a valorizar ainda mais o trabalho de Mikhailovich é que apenas em 1935 o mundo ganharia o cromo colorido, para uso em escala, quando a Kodak lança o Kodachrome (impactante a toda uma geração, essa marca emprestou nome a uma famosa música de Paul Simon, em 1973).
Foto 1 Mulher sentada à beira do Rio Sim, bacia do Volga, 1910 (Prokudin-Gorskii Collection)
Foto 2 Autorretrato de Mikhailovich, de terno e chapéu, próximo ao Rio Karolitskhali, nas montanhas do Cáucaso, 1910 (Prokudin-Gorskii Collection)

2 comentários:

  1. coisa mesmo bizarra, curiosa, até mesmo sinistra... esse homem de trajes antigos na paisagem colorida (o cinema já diluiu muito da capacidade desse estranhamento... mas, se o olhar é informado de que se trata de foto, o estranhamento existe)

    ResponderExcluir
  2. Caro Heitor.
    Belíssima postagem.
    Excelente aula de história da photographia.

    Parabéns

    ResponderExcluir